Fools

"Normalmente um depressivo sente uma culpa atroz por sentir o que sente, por pensar o que pensa. E tenta incorporar no seu discurso algum otimismo, alguma positividade."

Jah fiz mto isso. E ainda faço pq acho mesmo que o positivo atrai positivo e o negativo atrai negativo. Mas aqui eu vou contar os detalhes sórdidos do meu eu mais obscuro. Vou escrever o que sinto sobre essa porcaria de doença que me ronda no momento.

Parcialmente retirado do blog: depressaodepre.blogspot

terça-feira, 12 de março de 2013

HIPOCRISIA: Vagando pelo blog dos amigos: Anna Rica e todos que sentem o mesmo - 2



Hoje não queria escrever nada de mim, mas fui lendo os blogs dos amigos e resolvi escrever para eles,o que não deixa de ser pra mim tb... pq isso aqui pra mim é tratamento virtual e respondo aos posts falando de mim, desabafando, colocando meus próprios fantasmas pra fora e repentinamente me sinto acolhido, incluído e não tão isolado...

Post da minha amiga Anna Rica - LINK AQUI



Eh a hipocrisia da sociedade em que vivemos... Agora é moda ser deprimido ou bipolar. Aliás bipolar virou "nomenclaturda" e até apelido para definir aquele seu amigo que simplesmente mudou de opinião... 
É uma banalização de doenças sérias, que dá nojo... Dessa lista aí, alguns devem ter o distúrbio, outros não... Essa é uma doença muito complicada e de dificílimo diagnóstico... como vc disse: anos de tratamento, observação, análise.... Pq ser bipolar é muito pior do ser ou estar deprimido, e talvez a depressão seja confundida com bipolaridade e vice-versa... Tive uma amiga bipolar (não nos falamos mais - a família dela a afastou de tudo e de todos qdo ela começou a se machucar - auto-mutilação, tentativa de suícidio - Eles são da alta sociedade e tiveram "vergonha" do quadro dela.... perdi o contato completamente, enfim...)... Morei com ela... Até então eu não tinha noção do que era a doença verdadeiramente, somente o que havia lido... Convivi com ela, e cara que barra... Tinha dias excelentes, dias de merda, um atrás do outro e ela fora de controle ou controlada... Cara qtas vezes chorou em meu ombro, ou riu de tudo, ou queria que eu a deixasse sair de casa a qq custo, fazendo escandalo, a crise podia durar um dia, dias, semanas... e depois voltava ao normal... cara é brabeza... e banalizar isso é não respeitar as pessoas que sofrem desse mal... da mesma forma, como conheço mta gente que fala assim: "ai to tao deprimido", tipo está deprimido ou está triste? pq sao coisas bem diferentes.... 

eu p.e. fiquei durante meses achando que estava triste e desanimado... daí precisei ouvir da minha esposa que já teve pânico, que eu estava diferente, mto triste o tempo todo, choroso, sem ânimo, e sabe qdo ela falou que eu devia estar deprimido, eu pensei: "fala serio, nao eh possivel, eu, a fortaleza, o cara que aguentou a porra toda durante 32 anos. nao posso me dar ao luxo de "surtar" ... 

Sempre respeitei todos, mas qdo vi que era comigo rolou um preconceito interno... tipo pq comigo? pq eu? nao tenho motivos... 

Daí comecei a pensar na minha mãe e todas as pessoas que conheço que são dependentes de tarja preta e que não fazem um acompanhamento frequente, e me desesperei diante d possibilidade de depender dos remedios pro resto da vida..

Fomos a um psiquiatra, eu e a esposa, conversei com ele, contei algumas coisas 2h30min com ele... teve uma hora que desabei... Foi qdo cara me falou assim: "Não se preocupe. Pode falar dos seus problemas... Eu já ouvi de tudo aqui. Não precisa ter vergonha. Eu estou acostumado a ouvir tanta coisa, que nada mais me surpreende e eu preciso saber o que incomoda para te diagnosticar, pensar na melhor forma de tratamento, etc..."

Na hora que ele falou "já ouvi de tudo" me deu uma raiva tão grande, tão absurdamente enorme, que cuspi nele toda a sordidez que rondava a história da minha família e a minha e o qto segurei a barra de todos, e desabei no choro incontrolavelmente...

De uma forma masoquista  eu fiquei levemente satisfeito com a expressão de surpresa no rosto dele, eqto eu vomitava todas as minhas angústias em cima dele... tudo que foi segurado por mais de 20 anos, tudo que ninguém sabia verdadeiramente... tudo...

Após "meu depoimento" - ainda escondi alguns detalhes, deixei para outros encontros - era mta coisa, mas contei o que ele precisava saber naquele momento.

Sabe o que ele me disse em tom de surpresa ao me olhar de cima abaixo:

"Realmente vc foi mto forte e, me arrisco em dizer que é diferente da maioria dos pacientes, pq isso tudo que vc me falou, já era para vc ter desenvolvido algum quadro grave de doença psicológica... Uma hora vc desabaria..."

Me senti lisonjeado: "diferente" - de alguma me apeguei a essa palavra para me recuperar, pois eu sei que só depende de mim e da minha força interna - os remédios irão me ajudar...

Mas eu nao sou diferente de ninguém... Estamos todos no mesmo barco, talvez eu tenha tido uma capacidade maior de aguentar os problemas, mas sucumbi, como todos vcs meus amigos que aqui estão lendo meu depoimento... Sucumbi, caí, tentei me machucar, pensei em sumir (morrer), milhares de coisas...

E aí eu disse assim pra ele: o pior é que as pessoas me olham e não tem noção, pq eu nao aparento ser "esse tipo de pessoa", como ele mesmo, nao imaginaria que eu falaria tudo aquilo... Pq  tenho boa aparência  aparentemente tenho uma vida, para muitos, invejável... MAS ISSO NADA MAIS É DO QUE: meu bom desempenho no mundo lá fora...


Tipo EU SOU "ESSE TIPO DE PESSOA", MAS DESEMPENHO BEM MEU PAPEL DE ATOR NA SOCIEDADE.... hipocrisia!!!!! eh acho que tb sou hipócrita.... dane-se...  VCS AQUI ME CONHECEM.. ISSO SOU EU... O RESTO É FAKE PARA SOBREVIVER ATÉ QUE A DEPRESSÃO PASSE, E EU ESPERO E CONFIO QUE ELA VAI PASSAR... PRECISO ME AGARRAR A ISSO COM TODAS AS FORÇAS...





4 comentários:

  1. também já ouvi isso: vc é muito mais forte do que a maioria, muitos não aguentariam... Eu acho que é verdade, e como vc me agarrei a isso na hora de me tratar. Porém, preferiria nao ser forte, não ter aguentado nada e ter desabado logo na adolescência, assim eu me trataria mais cedo e poderia viver aminha juventude melhor do que vivi. Eu vivi aguentando e fingindo estar bem. E hoje acho que isso agravou muito a depressão que eu sofri anos depois...

    ResponderExcluir
  2. sabe q comecei a pensar nisso ha pouco tempo... sempre fui mto envolvido com estudo e trabalho, serah que foi minha valvula de escape... estou comecando a refletir sobre isso e relembrar momentos da minha infancia e adolescencia...

    ResponderExcluir
  3. depressão parece um parasita, mesmo com remédios estou sempre deprimida, mas a minha depressão é bipolar, pouco importa, nunca mais tive nada de euforia. coragem! vc é muito forte, até pela maneira de escrever dá pra sentir teu caráter.

    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amigo bom dia!
    Obrigada pela visita!! Pode desabafar lá o quanto quiser e puder, vou amar, pois sinto o mesmo que vc, essa especie de terapia virtual me ajuda muito...
    Banalização de diversar doenças é pior ainda...e sentir-se como nos sentimos e não ter a verdadeira compreenssão pior ainda....e o ter que fingir estar bem é o que me mata, tem dias que vivo um dia após o outro e digo: passei por mais um e vou indo...disfarçada ou não e na grande maior parte disfarçada até mesmo por proteção dessa sociedade que só fala merda e ainda se acha no direito de julgar.....
    triste....

    ResponderExcluir